http://www.cinemista.com.br/wp-content/uploads/2013/01/2012.jpg

Lista – 10 filmes que mentiram sobre o futuro

Vários filmes de catástrofes, sci-fi, comédia ou todas as alternativas citadas, descrevem algum tipo de futuro que estava principalmente concentrado na última parte do século XX ou começo do século XXI. Qual não é a surpresa quando muitas dessas previsões não chegaram nem perto de concretizar, enquanto outras até podem acontece, mas ainda estão bem distantes. Ano Novo traz sempre altas previsões, das quais provavelmente várias também não vão se concretizar, comprovando que o futuro apenas ao futuro pertence. Vejam 10 filmes que mentiram sobre o futuro, apesar de que a palavra “mentir” pode ser meio forte, talvez apenas erraram suas previsões.

 

De Volta Para o Futuro 2

10 filmes que mentiram sobre o futuro

Marty McFly e Doc Brown tem que viajar até 2015 para impedir novos desenrolares da viagem no tempo e encontram um futuro bem fantástico no que seria quase 30 anos no futuro. Apesar das previsões, não estamos tão próximos de carros voadores, cartazes e outdoors holográficos, reatores nucleares a base de biodigestores ou mesmo o lendário hoverboard… uma pena. =/

Exterminador do Futuro

7 filmes caso o mundo acabe

Os primeiros dois filmes trabalharam com a teoria de que o apocalipse cibernético se daria em 1997, mas nada aconteceu. Eis então que no terceiro eles mudaram a data para 2004, ainda sem sucesso. Um novo filme pode vir aí, qual será a previsão agora? 2020? Desistam galera, a Skynet não vem tão cedo. ;D

 

Corrida Mortal

corrida mortal - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

Também conhecido como Death Race 2000, planeja uma violenta e brutal corrida transcontinental contando com a sede do público por sangue, uma mídia inescrupulosa e o domínio das corporações sobre o mundo. Acertaram quase tudo, menos a corrida transcontinental da morte na virada do século. Podiam ter aproveitado o gancho deixado por um de seus sucessores, Jogos Vorazes, que não coloca data para o jogo brutal, apenas “um futuro bem distante”.

 

 Timecop

Timecop - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

Apesar do filme ser do Jean Claude Van Damme, que dificilmente fez bons filmes além de Grande Dragão Branco, e seu tenebroso mullet anos 80 ainda nos anos 90, o filme previa que em 1994 já teríamos viagem no tempo tranquilamente, com inclusive uma agência governamental reguladora nos States. O filme errou feio nessa previsão, mas pelo menos nos deu uma noção de uma teoria alternativa de como resolver paradoxos temporais que foi bem legal, vai. Os caras implodindo em uma massa de carne disforme no espaço foi bacana, admitam.

 

Fuga de Nova York

Fuga de Nova York - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

Em 1981, John Carpenter prevê que em 1997 a ilha de Manhattan seria uma prisão gigante isolada do resto do mundo. Em 1996, Carpenter faz uma sequência falando sobre como parte de Los Angeles também se tornou uma prisão gigante por conta da enorme criminalidade, alguns anos depois. Apesar de errar as previsões, a vantagem é que o diretor/roteirista manteve sua versão, como se fosse uma “linha de tempo alternativa”. Muita coragem, tem que se respeitar isso né?

 

2001: Uma Odisséia no Espaço

2001 - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

Não tem muito o que dizer também né? A dobradinha Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke previa que em 2001 já teríamos tecnologia de viagem espacial avançada os suficiente para produzir gravidade artificial AND chegar a Marte. A não tão boa sequência, 2010: O Ano Em Que Faremos Contato, previa um pequeno avanço nos anos seguintes. Com  muito sofrimento estamos tentando enviar sondas em pleno 2012.

 

 1984

1984 - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

A genialíssima história de George Orwell, escrita em 1948 falando sobre décadas no futuro, permeou muito da literatura de ficção, infestou a cultura pop com conceitos como o Grande Irmão e até hoje se mantém atual por conta de seu teor político e humano que nunca esteve tão em voga. Até mesmo fez previsão sobre coisas que só agora podem se tornar tecnologicamente realidade, como uma “tv de mão dupla” de informação, que é nada mais do que um uso mais rebuscado das SmarTVs, ou das crises das grandes potências e dos blocos políticos, como ocorreu com a Guerra Fria e após (muitos anos depois da história ter sido escrita). Errou o ano, mas acertou em várias outras coisas.

 

O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

A aventura meio infantil de Chris Columbus foi um pouco a prévia de A.I., onde em 2005 já teríamos robôs cuidando de nossos lares e nossos filhos. Sendo que nem iphones tinhamos nessa época. Vão ainda umas boas décadas antes de pensarmos nesse tipo de tecnologia, sinceramente. A história de Isaac Asimov poderia ter tido um tratamento melhor.

 

12 Macacos

12 macacos - 10 filmes que erraram sobre o futuro

A distopia de Terry Gilliam dizia sobre um vírus muito letal que dizimaria quase toda a humanidade em 1996. Nem precisa dizer o quanto o filme errou. Ainda é bom filme sobre viagem no tempo e a manutenção das linhas temporais como solução para paradoxos, mas… errou muito na data para desenvolver a teoria.

 

2012

2012 - 10 filmes que mentiram sobre o futuro

Aqui coloque junto todos os filmes B que previram como o mundo ia acabar pelo calendário Maia, juntando vários filmes que mentiram sobre o futuro “passado”. Primeiramente digamos em coro: CHUPA! Agora, um mérito é que as imagens de destruição de 2012, assim como de alguns dos outros filmes de Roland Emmerich, se tornaram referência de imagens de fim do mundo nos últimos 3 anos assim como de outros filmes seus viraram sempre referência de efeitos especiais empregados em grandes catástrofes. É um pequeno mérito em um grande erro de escolha de história.




Comentários

  1. Luiz Pais disse:

    Por isso são obras de ficção, no dia que começarem a acertar as previsões em cheios, não os chamaremos mais de cinema a sétima arte e sim visões do futuro.

})(jQuery);