http://www.cinemista.com.br/wp-content/uploads/2013/02/clapperboard.png

Cineasta.cc: Crowdsourcing para cineastas brasieliros

Cineasta - CrowdsourcingEu sei que desde a Vakinha, falar de crowdsourcing é uma presepada sem fim. Mas, essa pareceu uma proposta séria e para fomento do cinema brasileiro, que vem expandindo a passos largos. Claro que a maioria são produções ultra indies ou a marmelada Globos produções, mas temos bons cineastas por aí lutando por um lugar ao sol. Talvez essas iniciativas, como a do Cineasta.cc, ajudem. Sabendo de ferramentas como essa antes, talvez empreendimentos como o curta do Fábio Barreto teriam sido muito mais simples de se atingir  a meta.

Na página Cineasta.cc, produtores poderão expor seus projetos e determinar um prazo para captação de recursos. Essa captação será feita por meio de Crowdfunding, ou seja, financiamento coletivo ou colaborativo. Na prática, os interessados na realização de um projeto podem atuar diretamente como financiadores, doando qualquer quantia a partir de R$10,00. Se a quantia estipulada pelos produtores for atingida no prazo determinado (de 45 dias a 6 meses), os produtores recebem o valor para execução do filme, sendo que os administradores do site ficam com 6% do valor arrecadado. Caso o projeto não consiga o financiamento necessário, quem apoiou pode receber o valor doado de volta ou deixar como crédito para apoiar outro projeto. Os próprios produtores ainda têm a opção de completar o valor, caso consigam pelo menos 70% da quantia esperada por meio das doações.

Para saber mais, tem a página do empreendimento Cineasta.cc e esse vídeo explicativo logo abaixo. Que acham da idéia? Curtiu ou Descurtiu?




})(jQuery);