http://www.cinemista.com.br/wp-content/uploads/2012/07/youpix_dia2.jpg

Cinemista na cobertura do youPIX 2012 na Bienal

Entrada do youPIX 2012
Bia Granja e Marcelinho no youPIX 2012

Bia Granja e mais assediado do evento: Marcelinho Lendo Contos Eróticos

Sim, momento egotrip total no Cinemista. Nosso editor-chefe, a.k.a. este que vos fala, Fernando Quirino, esteve nos 3 dias do evento com todas as webcelebs, uma boa quantidade de profissionais de mídia social e uma penca de tietes e paga-paus ensadecidos para cobrir a loucura que foi o youPIX 2012. Se quiserem saber mais sobre o evento e a fantástica criadora/curadora do evento, Bia Granja, vá no GoWebz e leia a entrevista que fiz com a mesma.

Para Nossa Alegria no youPIX 2012

Para Nossa Alegria LIVE no youPIX 2012

 

Se você mora em uma caverna e não sabe, o youPIXé um evento sobre cultura de internet onde, durante 3 dias, vários palcos discutem todo tipo de assuntos relacionados, de produção de videocasts/podcasts, até mercado de marketing digital, passando por comportamento de webcelebridades e até show de calouros internéticos e premiações para virais de internet.

Alexandre Inagaki no youPIX 2012

Alexandre Inagaki do Pensar Enlouquece

Algumas figurinhas carimbadas marcaram presenta no evento, como Maurício Cid, o Não Salvo, que ganhou um porrilhão de prêmios do Melhores da Websfera youPIX, ou o Jovem Nerd que esteve presente praticamente em todos os palcos do evento. Mas, não querendo ser óbvio, entrevistamos personalidades como Alexandre Inagaki, um dos maiores curadores de conteúdo da web brasileira. Quando perguntado sobre como ser um bom curador de conteúdo, o blogueiro, formador de opinião e cronista incomparável responde:

“O principal é você procurar curadores de conteúdo que já façam o ‘trabalho sujo’ para você. Quando você segue determinados feeds, você corre o risco de perder a chance de conhecer novos influenciadores, novas pessoas. Se você lê sempre os mesmos feeds, como você vai ter acesso a conteúdo ou formatos novos? O ideal é você fazer uma curadoria de curadores.”

Tchulim no youPIX 2012

Tchulim na Guerra de Post-its

Outra pessoa particularmente muito amiga e querida é a publicitária, webceleb, filantropa ativista, modelo e gostosa favorita das interwebs, Carol Rocha (Tchulim). Sua fama e notoriedade, mesmo anos depois de ter sido lançada como sex symbol e celebridade internética, atraem bastante exposição de sua vida pessoal. Quando perguntada sobre essa exposição e se influencia positiva ou negativamente em sua carreira de gerente de planejamento social media de uma grande agência de publicidade a nível nacional, ela disse:

“No meu trabalho não sou Tchulim, sou a Carol Rocha. Respondo pelo planejamento de mídias sociais e o que [a exposição] me agregou é que me ajudou a mostrar meu trabalho, por exemplo com o VaiDoa, que foi um case meu. […] Quanto a exposição, não acho que tenha acrescentado ou atrapalhado alguma coisa na minha carreira. Foi muito bom ser exposta, pois conheci muita gente legal que me orientou no mercado…”

Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) respondeu sobre a explosão da cultura nerd e todos os produtos relacionados, se seria algo repentino estimulado pelo mercado ou se era um processo onde os próprios nerds popularizam essa cultura e fomentaram uma demanda de mercado, ele respondeu:

“Foi um fenômeno natural, pelo uso cada vez maior dos serviços proporcionados através de internet com foco nesse público. Muita coisa mudou por conta da internet, e a geração que nasceu no mundo conectada […] cresceu com essa tecnologia, acabaram se familiarizando e simpatizando com essa cultura nerd e todas essas pessoas por trás desses serviços.”

Foi um evento fantástico que agrada a vários públicos diferentes, apesar de alguns obstáculos estruturais, como a falta de água ~bebível~ no evento e algumas dificuldades nos primeiros minutos credenciamento. O fato é que nas interwebz tem uma cobertura fodástica fotográfica via instagram e vocês podem ler mais a respeito no próprio site do evento. Fiquem na seguida com uma das músicas lançadas no festival, por autoria dos Castro Brothers e Cauê Moura: Festa dos Meme. Levaram o evento a loucura no encerramento.




})(jQuery);