http://www.cinemista.com.br/wp-content/uploads/2012/12/milagre-na-rua-34.jpg

Lista – 10 melhores filmes de natal

Duas coisas a se considerar. Primeiro que estou tomando o posto da Mariana Bonfim só dessa vez porque sou um tarado por Natal. Amo tudo que tem a ver com Natal e assuntos relacionados. Outra que todos os outros blogs de cinema provavelmente farão suas listas de filmes de Natal mas, foda-se! Quero fazer a minha e é isso mesmo. Aqui vão alguns dos 10 melhores filmes de Natal que vocês não podem deixar de ver nessa época, dos clássicos aos mais novos, para recobrar o espírito do bom velhinho e do que o Natal realmente representa. Quem sabe assim entrem no clima de vez:

 

Milagre na Rua 34

Milagre na Rua 34 - 10 filmes de natal

Seja a versão antiga em preto e branco, de 1947 ou a versão de 1994 com o saudoso Richard Attenborough e a Matilda, Milagre na Rua 34 é um clássico de um Papai Noel de verdade se passando por Papai Noel de mentira e mostrando que: no Natal, não aceite imitações.

 

A Felicidade Não Se Compra

A Felicidade Não Se Compra - 10 filmes de natal

O clássico de 1946 serviu de base para dezenas de filmes e mais um número sem fim de episódios de TV especiais de Natal e similares. Um homem que está a beira do desespero (James Stewart) ganha de presente de um anjo a oportunidade de presenciar o mundo caso ele nunca tivesse existido. A história que talvez tivesse um tom meio auto-ajuda nos ajuda a perceber, em pleno Natal, como cada ato, por mais insignificante que nos pareça, desses que fazemos em um dia inspirado de Natal, pode significar uma grande diferença no mundo.

 

Esqueceram de Mim

Esqueceram de Mim - 10 filmes de natal

Realizando a fantasia de toda criança pequena, o jovem Kevin (one hit wonder Macaulay Culkin) fica sozinho em casa, esquecido por sua enorme família, e se vê as voltas com ladrões oportunistas que querem roubar sua casa e são impedidos por uma série de engenhocas improváveis do menino. Puro Natal.

 

Férias Frustradas de Natal

Férias Frustradas de Natal - 10 melhores filmes de natal

Quem não recebe de vez em quando aquele monte de parentes malas no Natal, que infernizam a vida da sua família mas também fazem parte da tradição de reunir todo mundo no fim de ano? Um clássico da franquia de maior sucesso de Chevy Chase.

 

Papai Noel às Avessas

Papai Noel às Avessas - 10 melhores filmes de natal

Ok, não é dos “melhores”, mas definitivamente foi o Papai Noel mais politicamente incorreto de todos os tempos. Como bônus temos o finado Bernie Mac e a tetéia MILF da Lauren Graham no elenco, então tinha que entrar na lista. Está com uma sequência engatilhada para ano que vem.

 

 O Expresso Polar

O Expresso Polar - 10 melhores filmes de natal

A animação hoje em dia pode parecer um pouco fora dos padrões, já que avançamos tanto em CGI que já fazemos personagens completos (talvez um pouco mais azuis) e totalmente críveis, mesmo assim, O Expresso Polar talvez seja uma das histórias que melhor represente o que é Papai Noel pela visão das crianças, ricas, pobres, negras, brancas ou de qualquer etnia que acredite no conto do bom velhinho. Realmente uma história bonita e perfeito trabalho de dublagem de Tom Hanks.

 

Os Fantasmas Contra-Atacam

Os Fantasmas Contra-Atacam - 10 melhores filmes de natal

Apesar da tradução cretina do título para português e do trocadilho mais cretino ainda em inglês (Scrooged… Screwd + Scrooge… entendeu né? aff), talvez fosse a melhor recontagem do clássico de Charles Dickens, Conto de Natal, de 1843. Em um de seus melhores papéis, Bill Murray faz o inescrupuloso Scrooge, que é visitado pelos fantasmas dos natais Passado, Presente e Futuro e… O resto você já sabe, né? Boa e simples comédia clássica.

 

 Um Natal Muito, Muito Louco

Um Natal Muito Muito Louco - 10 melhores filmes de natal

A tradução igualmente cretina para Christmas with the Kranks talvez esconda um os poucos filmes bons de Tim Allen, baseado no único livro de John Grisham que não tem advogados e dirigido pelo clássico natalino Chris Columbus, especialista em temáticas infantis. Mostra como mesmo tudo dando errado nos nossos planos de Natal, o fundamental é lembrar da família.

 

Um Duende em Nova York

Um Elfo Em Nova York - 10 melhores filmes de natal

Puxando para o mais absoluto besteirol, talvez seja um dos meus favoritos de Will Ferrell, especialmente porque juntou no mesmo elenco James CaanBob Newhart e a totosa da Summer Zooey Deschanel. Além disso, mostrou que é possível SIM se colocar piadas sujíssimas em meio a um “elfo” inocente na cidade de Nova York.

 

A Origem dos Guardiões

Origem dos Guardiões

Esse está nos cinemas ainda e compensa muito. Apesar de não se passar em sua maior parte durante o Natal, mostra um Papai Noel guerreiro, um Polo Norte totalmente diferente e uma oficina absolutamente fora do comum, além de transmitir exatamente o significado não apenas do Natal, mas de todo folclore similar. Um dos 10 melhores filmes de natal, com certeza.




Comentários

  1. Ivo Pontes disse:

    só uma pequena correçao, o Richard Attenborough ainda está vivo, segundo o próprio IMDB

})(jQuery);